GEOINFORMAÇÃO - Blog Geográfico

A Geografia, desde o dealbar da Humanidade, contribuiu decisivamente para a abertura de novas fronteiras no domínio do saber, do conhecimento e da percepção que, actualmente, temos do mundo. O seu dinamismo, elasticidade, inconformismo tipifica-a como ciência e remete-nos para uma reflexão diária para os problemas sérios que assolam a Terra. O blog espelha a alma do seu criador, o gosto pela Geografia, pelos seus ensinamentos e apela a participação activa de todos, para um mundo melhor.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

sábado, outubro 07, 2006

A importância da Geografia no contexto actual no Ensino

Hoje em dia, é natural nas escolas, os docentes assistirem a um conjunto de interrogações e de dúvidas colocadas pelos alunos sobre a importância das matérias que lhes são leccionadas às diferentes disciplinas.
Por vezes, os seus pensamentos relativamente aos conteúdos programáticos que têm de aprender, são entendidos como algo fútil, despropositado e sem interesse para o seu futuro.
Tendo em conta esta realidade, decidi abordar de uma forma sucinta, o papel da Geografia no âmbito escolar.
O ensino desta disciplina, fundamentado nos seus temas programáticos, desempenha um papel crucial na formação e educação dos indivíduos, pois contribui para o conhecimento dos lugares, das regiões e do Mundo, bem como a compreensão dos mapas e um conjunto de destrezas de investigação e resolução de problemas, tanto dentro como fora da sala de aula. Através do seu estudo, os alunos estabelecem contacto com as diferentes sociedades e culturas num contexto espacial, ajudando-os a perceber de que forma os espaços se relacionam entre si.
Para além do desenvolvimento da aptidão para pensar geograficamente, isto é, integrar num contexto espacial os vários elementos do lugar, região e Mundo, os alunos compreenderão melhor as desigualdades entre os espaços geográficos, a inter-relação entre estes e tomarão mais consciência dos problemas provocados pela intervenção do Homem no meio ambiente, dando também aqui a Geografia um contributo importante da educação para a cidadania, nomeadamente no âmbito da educação ambiental.
A procura de respostas para questões geográficas implica investigar a localização, situação, interacção, distribuição espacial e diferenciação de fenómenos à superfície da Terra. Assim a Geografia como ciência, desenvolve competências ligadas à pesquisa, centrando-se também a sua aprendizagem no desenvolvimento desse conjunto de competências que os alunos deverão ser capazes de possuir, como ser capazes de procurar informação, de ter poder de observação, na elaboração de hipóteses, na tomada de decisão, no desenvolvimento de atitudes críticas, no trabalho individual e de grupo e na realização de projectos.
A disciplina de Geografia nas suas diferentes vertentes, encerra saberes culturais, científicos e tecnológicos corroborando, com as outras disciplinas, para que os alunos adquiram conhecimentos que os preparem para compreender e analisar problemas complexos relevantes para a vida num Mundo de múltiplas relações.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Paulo, bom dia!
Chamo-me Juliana, sou iconógrafa de uma Editora em Fortaleza.
Estamos elaborando um livro de Geografia para o 1° ano do Ensino Médio e gostaríamos de utilizar seu texto "A importância da geografia no contexto atual do mundo". Como consigo sua autorização?
Desde já agradeço e aguardo retorno.

Juliana Santos
Iconógrafa
iconografia@aridesa.com.br

1:14 da tarde  
Anonymous R. GLIOBETE said...

R.GLIOBETE, PÓS GRADUANDO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA, PARABENIZO VC PELO ESPETÁCULO DE TEXTO.

3:27 da manhã  
Anonymous R. GLIOBETE said...

R.GLIOBETE, PÓS GRADUANDO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA, PARABENIZO VC PELO ESPETÁCULO DE TEXTO.

3:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home