GEOINFORMAÇÃO - Blog Geográfico

A Geografia, desde o dealbar da Humanidade, contribuiu decisivamente para a abertura de novas fronteiras no domínio do saber, do conhecimento e da percepção que, actualmente, temos do mundo. O seu dinamismo, elasticidade, inconformismo tipifica-a como ciência e remete-nos para uma reflexão diária para os problemas sérios que assolam a Terra. O blog espelha a alma do seu criador, o gosto pela Geografia, pelos seus ensinamentos e apela a participação activa de todos, para um mundo melhor.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

segunda-feira, outubro 09, 2006

Astro-rei como processo de orientação

Actualmente, no processo de orientação podemos socorrer de alguns recursos/elementos, como por exemplo:
- O Sol;
- A sombra, que se forma aquando da incidência da luz solar sobre os objectos;
- A Bússola;
- O relógio (com ponteiros);
- A Estrela Polar, à noite (no hemisfério Norte);
- Entre outros;
O Sol é uma estrela que nos fornece luz e calor para a Terra, permitindo a existência de vida no nosso planeta. Este astro parece ter movimento próprio (movimento aparente), descrevendo uma volta completa em 24 horas, à volta da Terra (Movimento diurno do Sol).
No entanto, ele surge-nos todos os dias num determinado ponto do horizonte visual, elevando-se até ao meio-dia e voltando a baixar num ponto oposto.
Recordando os pontos cardeais (Rosa-dos-Ventos), podemos identificar um ponto cardeal, através da posição do Sol, e consequentemente determinar todos os outros pontos (cardeais, colaterais e subcolateriais).
- Assim, voltando-nos para o lugar onde o sol “nasce” temos o leste, também designado por nascente, levante e oriente. A partir do ponto cardeal determinado, obtemos os restantes.

- Ao meio-dia solar, no nosso País, o Sol encontra-se o Sul, pelo que o ponto cardeal que nos indica é o Sul.

Há que ter em atenção que este processo de orientação só é possível nas zonas temperadas e frígidas.


- Naturalmente, que o local no horizonte onde se observa o pôr-do-sol, temos o ocaso que nos indica o oeste (também conhecido por poente, ocidente e ocaso).